segunda-feira, 16 de maio de 2011

Relação interpessoal e o exercício físico

As condições de vida contemporânea da população estão a cada dia mais preocupantes e sedentárias, que tem como definição a falta ou diminuição de atividades físicas ou esportivas, e o sedentarismo combinado com os maus hábitos alimentares provocam doenças coronárias, cerebrovasculares e também doenças crônicas causadas por pressões, isto vem incitar os indivíduos a procura de novas formas para uma saúde física e mental mais saudável e equilibrada, visto que a soma das respostas físicas e mentais provoca um estresse no atleta ou apenas no praticante de atividade física.
Créditos: LivrEsportes

A relação interpessoal é a competência através da qual o atleta se relaciona bem com as outras pessoas, distinguindo sentimentos pertencentes ao outro, buscando reagir em função destes sentimentos, como:


• Intenções
• Motivações
• Estados de ânimo


Estes sentimentos podem se manifestar positivamente ou negativamente e ocorrem em todos os meios, como familiar, educacional, social, institucional, profissional bem como estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanços, e progressos ou nas estagnações, agressão ou alienamento, fazendo como que haja uma separação do ser humano de si mesmo.


Na sociedade moderna a preocupação com a saúde e a qualidade de vida vem se tornando cada vez mais importante e o exercício físico estar diretamente relacionado a esses fatores de vida saudável, portanto pouco dos profissionais tem se preocupado com a saúde mental do atleta ou praticante de atividade física. As mais comuns e frequentes são a ansiedade e a depressão, que acarretam custos sociais e econômicos consideráveis, especialmente no nível do sistema educativo, de saúde entres outros. Constituem, com efeito, uma das principais causas de ausências dos atletas no processo de treinos, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.
A adoção de medidas para minimizar problemas e melhorar o bem estar mental é essencialmente dos clubes quando se trata de atletas e da própria pessoa quando é apenas praticante de atividade física por lazer e os psicólogos do esporte vêm trabalhando efetivamente para prevenir problemas, como:

 


• Depressão e o suicido
• Comportamento de contrariedade
• Problemas de saúde mental no trabalho
• Lutar contra a estigmatização e a exclusão social.


O atleta quando estiver com o corpo com a mente equilibrada sentirá uma sensação de bem estar que refletirá nos treinos e em conseqüência nas competições, tendo um autoconhecimento avançado e um relacionamento com os outros, sejam, amigos, parentes, vizinhos e este bom convívio refletirá em toda a sua vida.


Ter uma vida plenamente saudável depende exclusivamente da pessoa, mas quando se trata de atletas, a responsabilidade é dividida também com um profissional qualificado para trabalhar a saúde mental dos atletas, o psicólogo do esporte.


Essa preocupação deve ser referência nos treinos, pois na base da pirâmide do esporte competitivo ou por lazer estar à saúde mental, e a mente saudável é o caminho para o bom desenvolvimento técnico e tático da pirâmide e para uma vida plena e feliz.


É percebido que o exercício físico parece influenciar diretamente as competências interpessoais e outras temáticas sociais e pessoas para o praticante de atividade por lazer e manutenção da saúde.


ESTE É O OBJETIVO!