sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atletas de alto rendimento

Créditos: LivrEsportes
A Psicologia do Esporte estuda tanto ao esporte de alto rendimento que visa a competição quanto às práticas da atividade física e educativa. Vamos priorizar o esporte competitivo, no qual o fator emocional dos atletas fica aquém do fator físico e técnico.

Os profissionais que trabalham para obter o alto rendimento dos atletas deverá otimizar a preparação com a saúde mental, pois o esporte tem sido considerado como um dos maiores fenômenos socioculturais moderno e em consequência, a Psicologia do Esporte estar se emergindo como área e grande estudo junto a Psicologia.
 
O maior enfoque nesta área tem repercutido na linha cognitiva e neurolinguística, reforçando aspectos nos atletas como:
•Concentração
•Motivação
•Atenção
•Resolução de problemas
•Criação de uma mentalidade vencedora

Esses aspectos vêm tentando quebrar paradigmas entre clubes, treinadores e atletas, visto que, muitos ainda não aceitam que o seu trabalho esteja sendo feito de forma equivocada. Mas também é sabido que os clubes estão a cada dia mais atentos a esta área, pois não se consegue manter uma constância de vitórias por muito tempo sem uma base mental bem estruturada.

O esporte tem sido apresentado apenas como espetáculo, e muitas vezes não há uma preocupação devida ao lado emocional do atleta, pois mesmo sendo competitivo, não se pode deixar de ver os fatores de:

•Relacionamento social
•Trabalho
•Narcisismo
•Corpo (físico e mental)

A possibilidade de interação entre nações é uma razão preocupante para a saúde mental, pois as diversas culturas devem ser respeitadas e regras universalizadas, tornando a dimensão sociocultural merecedora de destaque.

Os atletas são expostos a realidades econômicas que podem estar distorcidas de suas realidades e este aspecto pode interferir drasticamente no rendimento dos mesmos. Mas psicólogos do esporte tem trabalhado sem medir esforços para minimizar esses efeitos nocivos a mente e conseqüentemente ao rendimento dos atletas.

Estar sendo comum, atletas individuais buscarem apoio psicológico para seus treinos e competições, pois estão vendo em números, os resultados, portanto, esta prática ainda estar sendo pouco utilizada em equipes.

Segundo a psicóloga Márcia Pilla do Valle, é importante compreender alguns aspectos que envolvem o esporte de alto rendimento como: o paradigma de ciência que vem acompanhando os estudos da área, a noção de treinamento desportivo e de esporte de alto rendimento.

O importante é manter um treinamento mental paralelo com o físico e tático, estabelecendo uma relação de confiança entre psicólogos, técnicos e atletas, formando uma equipe campeã.

Atleta cuide de sua saúde mental com um psicólogo, isso só lhe trará benefícios, não seja um herói solitário.

UNA-SE!