sexta-feira, 10 de junho de 2011

A psicologia nas academias de ginástica

Os benefícios da atividade física são do conhecimento de todos os praticantes de alguma atividade física e mesmo daqueles que não praticam, seja por falta de tempo ou mesmo de incentivo, visto que, não há uma motivação para o auto-exercício. Com isso, as academias de ginástica tornaram-se uma opção para quem não consegue fazer atividades físicas regulares e sozinhas, tendo o seu auge da década de 70.

Créditos: LivrEsportes
Esta crescente absorvência das academias tem fatores e motivos variados, destacando-se a busca por qualidade de vida e a estética. No entanto, os gestores de academias têm como desafio constante o afastamento, mesmo temporário, de seus clientes, e muitos já observaram que os psicólogos do esporte e do exercício físico é uma das soluções encontradas para que seus clientes tornem-se assíduos em suas aulas tendo como principal objetivo o bem estar e a busca constante da qualidade de vida.

O trabalho proposto pelos psicólogos tem como objetivo principal contribuir para que o ambiente da academia se torne cada vez mais acolhedor e completo, compreendendo todas as dimensões humanas, seja ela física, postural, nutricional e psicológica é este o objetivo da inserção da psicologia nesse ambiente esportivo, fazendo um levantamento completo dos problemas concretos que merecem intervenção, começando com um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre gestor e psicólogo do esporte traçando as metas a serem atingidas. O Coaching inicia-se com objetivos traçados pelo cliente(coachee) e pelo profissional(coach), para a execução de todos, colaboradores e clientes, com metas de curto, médio e longo prazos, identificando as competências e as fragilidades da academia, em diversas áreas, tanto pessoal como profissional, a seguir:

• Gestão
• Relacionamento com o cliente
• Trabalho em equipe
• Motivação dos colaboladores
• Relacionamento interpessoal e intrapessoal
Com as áreas de atuação predefinidas, deve-se ser aplicados questionários tanto com os colaboradores quanto com os clientes para identificar as fragilidades e fortalezas para os devidos fins, como:







• Dar treinamentos para os professores da academia
• Dar cursos e palestra para demanda encontrada com a investigação
• Avaliar as características psicológicas dos usuários da academia
• Dar palestras aos clientes de acordo com as necessidades encontradas
• Tornar mais eficaz o ambiente da academia como um local de socialização
• Promover a interação entre as pessoas
 
Com o objetivo principal de reter a evasão de clientes e possibilitando a prática de atividade física em um momento de diversão e descontração, contribuindo para a permanência e comprometimento dos clientes em alcançar os objetivos individuais e atendendo suas necessidades pessoais.

Diante de todas as observações faz-se necessário conhecer o ambiente da academia para aplicar a intervenção dos comportamentos e atitudes dos clientes no contexto da prática do esporte e da atividade física. As academias de ginástica representam um importante campo de atuação dos psicólogos do esporte por ali ser um local onde, muitas vezes, o culto ao corpo é levado tão a sério, sendo de fundamental importância o acompanhamento por um profissional de psicologia do esporte que deve trabalhar de forma interdisciplinar, sendo de extrema importância uma avaliação psicológica, que ainda é pouco utilizada.

A interdisciplinaridade dentro do contexto psicológico deverá responder os anseios de outras áreas da academia, conectando sempre as áreas físicas, nutricionais e psicológicas dos diversos programas oferecidos, com a possibilidade de um espaço onde o acompanhamento é feito de forma individual, diminuindo a distância entre colaborador/cliente e cliente/cliente, pois a maioria faz suas séries de exercício e vai embora, sem haver uma socialização confortável, pois as pessoas necessitam identificar-se com o espaço e com o grupo de convivência.

Sendo assim, o trabalho da psicologia dentro de uma academia de ginástica fica dividido em duas frentes distintas de atuação, que são:

• Recursos humanos
• Atividade de intervenção psicológica

Ouvir os colaboradores e clientes é essencial para torná-los consciente de seu trabalho e execução favorecendo o bem estar e o alcance de qualidade de vida buscada sem exageros e distorções que possam existir.

AMBIENTE-SE!