terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Socialização no Desporto

Google Imagens

O desporto em geral é um processo de socialização, no qual, se podem colocar em prática valores existentes nos atletas e mesmo identificar outros atributos que capazes que socializar indivíduos através da prática esportiva. O meio nos impõe influências que muitas vezes não faz parte do cotidiano das pessoas e que pode ter um efeito contrário ao pretendido, que é extrair o que há de melhor de seus costumes, em vários aspectos, como moral e ética.


Epistemologicamente há um embate dos profissionais e estudiosos entre o esporte educativo em oposição ao esporte de rendimento, o primeiro auxiliando o processo de socialização e o segundo com finalidade de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva, seja qual for o esporte ou categoria os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.


Limitarei ao futebol, por ser o esporte muito popular e coletivo que tem muitas lições a nos ensinar, independentemente da qualidade e comparações entre equipes.


Vários historiadores definem que algumas das primeiras civilizações jogavam o futebol “primitivo”, que eram jogos com bola dos tempos medievais, considerados precursores do futebol que hoje conhecemos. A maioria desses jogos permitia jogar e dominar a bola com as mãos e chutá-la, como também os adversários, usualmente eram formados por grupos rivais de cidades e povoados vizinhos. O futebol “primitivo” pode ser considerado violento e não civilizado se comparado com o jogo que conhecemos atualmente. Esses jogos eram mais comuns serem jogados nos dias religiosos, como no carnaval, na Europa ou shrovetide , na Inglaterra.


Alguns sociólogos argumentam que o jogo “primitivo” funcionava para manter a ordem social e integrar os indivíduos no âmbito local, promovendo uma socialização em longo prazo e dando maturidade aos jovens. Os adolescentes praticavam o jogo para comemorar sua passagem para a idade adulta. Então, de modo geral o futebol alimentava um enorme sentimento de condição do grupo que resultava na comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida.


Para a psicologia do esporte, a socialização no desporto é de grande importância, pois atraves dela inicia-se no atleta a moral, o caráter, a ética, o espírito esportivo e outros atributos essenciais para a supremacia emocional dos atletas.


A forma que o atleta tem de agir em relação a si e aos outros o torna diferenciado diante de seus companheiros ou adversários, podendo ser identificado um lider para o grupo. Como se vê os adversários é necessário para que as regras do jogo seja respeitadas e com isso tenha sempre um “jogo limpo” e com isso a equipe se mantenha fiel a suas metas e objetivos. É fundamental que dirigentes, técnicos, árbitros defendam e incentivem a virtude do jogo limpo no início e durante a carreira dos atletas, neste momento é essencial e fundamental o acompanhamento do atleta e em consequencia, da equipe, por um psicológo do esporte, o profissional qualificado para compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do no esporte.


O espírito esportivo consiste basicamente em cinco fatores, ou seja:


• Total compromisso com a participação
• Respeito e preocupação com as regras e árbitros
• Respeito e preocupação com convenções sociais
• Respeito e preocupação pelo adversário
• Evitar atitudes desfavoráveis em relação à participação


A aprendizagem social interfere de várias formas no desenvolvimento do caráter do atleta, explicitando suas atitudes e comportamentos positivos. O atleta pode ter como base para a melhora em sua performance a observação em outro atleta no qual tem uma sólida e admirável estrutura social. Este atleta poderá desenvolver suas virtudes com o acompanhamento de um profissional reforçará componentes para a aprendizagem social, como:


• Aprender olhando o que os outros fazem de melhor
• Ser elogiado ou penalizado por suas ações
• Exibir comportamentos na tentativa de se ajustar ao grupo


Com o tempo, o sistema de reforço será efetivo, mais na eliminação dos comportamentos indesejáveis, tornando o atleta mais sociável e conseqüentemente aprimorando seu espírito esportivo. Seja com o grupo, adversários ou árbitros e assim fazendo sempre um “jogo limpo”.


SOCIALIZE-SE!