sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Variáveis que influenciam um comportamento agressivo


Créditos: Livresportes

No mundo contemporâneo, o desgaste físico e mental exige do ser humano alguma prática de atividade física ou de uma modalidade desportiva para que as tensões do dia-a-dia sejam aliviadas.

A principal arma para se ter uma saúde perfeita carcteriza-se pela absoluta adesão de uma prática contínua de atividades físicas ou de algum esporte, pois não tem idade, nem sexo para a prática de alguma modalidade e o praticante que define qual se adéqua melhor a seu estilo.

O comportamento socioemocional dos indivíduos está relacionado com o sistema cardiovascular e muscular, fazendo parte do seu processo psicoenergético. Podem-se praticar vários esportes como natação, hidroginástica, ciclismo, corrida e muitos outros, tanto para adolescentes quanto adultos, que é uma atividade lícita e recomendável a saúde, portanto iremos analisar apenas o público adolescente.

Os esportes mais praticados por adolescentes por influência também das escolas são basquete, vôlei e o tão popular futebol. Esses esportes são tão bons, quanto várias modalidades que se tem no desporto e todos são bem vindos.

Alguns estudiosos sugerem que o comportamento agressivo no esporte é acidental e as lesões provocadas a outro atleta pela falta de habilidade não será considerada agressão, mas uma falta intencional, ainda que não resulte em prejuízo ou lesão, é considerada uma agressão no esporte. Já outros, dividem a agressividade em hostil, ou seja, tem-se a intenção explicita de lesar ou prejudicar o adversário, e instrumental, na qual, traduz um comportamento que, muito embora possa envolver o dano ao adversário, teve como intuito alcançar as suas próprias metas ou impedir que outra pessoa alcance as suas metas.

No esporte a agressividade pode ser boa, como uma corrida no limite para pegar uma bola perdida, ou má, como cometer uma infração para barrar o adversário em um ataque, citando exemplos do futebol. Na psicologia do esporte define-se a agressão como qualquer forma de comportamento dirigido ao objetivo de prejudicar ou ferir outro ser vivo que está motivado a evitar tal tratamento. Em outras definições sintetizadas, surgem alguns critérios, como:

 É um comportamento
 Envolve danos ou ferimento
 É dirigida a um organismo vivo
 Envolve intenção

Na adolescência, fase entre a infância e a parte adulta do ser humano, é uma fase de vida caracterizada por transformações psicológicas e sociais que acompanham o processo biológico da puberdade. Esta fase é marcada por uma instabilidade extensiva a todos os aspectos do indivíduo, que se vê impelido a cumprir determinadas “tarefas”: a maturação biológica, bem como a formação e solidificação da identidade, entendida nos âmbitos sexual, pessoal e profissional.

Portanto, o esporte é uma atividade pela qual se vivenciam as emoções com intensidade. Os processos emocionais podem perturbar a ação esportiva, implicando não só na preparação física e psicológica dos atletas, mas também em suas relações humanas. Sendo que, é preciso administrar os níveis das emoções, para que não prejudiquem o desempenho esportivo do atleta.

Jovens que praticam atividades esportivas podem contribuir para um desenvolvimento biopsicossocial harmonioso em si. Entretanto, para isso, é necessário que a prática esportiva aconteça de forma correta e coerente com as condições, características e necessidades dos seus atletas, correspondendo ao estágio do seu desenvolvimento. Os componentes físicos, técnicos, táticos e psicológicos, somado às condições naturais e ambientais que o individuo traz ao nascer, em seu código genético e em seu meio é potencializado pelas atividades que ele realiza no meio social e cultural.

Um reforçador para a agressividade de atletas jovens relaciona-se com a rotina de treinamentos, competições e seleções no esporte, já que todos sonham e se espelham em atletas profissionais que “venceram” na carreira e estes itens podem ser extremamente conflituosos e envolver uma série de obstáculos, como a separação do atleta de sua família e do seu meio social, a dificuldade de continuação dos seus estudos, o alto grau de cobrança nos treinamentos e competições e a incerteza quanto à continuidade de sua carreira esportiva e com isso o seu desempenho esportivo e comportamental passará por várias fases, como:

 Situação ambiental
 Percepção individual
 Resposta
 Comportamento

O comportamento agressivo pode ser um determinante para o desempenho de um jovem atleta, comprometendo a qualidade e continuidade de sua atuação como atleta e afetando o seu meio psicossocial.

A Psicologia do Esporte tem sido considerada como uma das áreas emergentes no esporte de alto rendimento, pois vêem desenvolvendo programas de treinamento psicológico envolvendo treinadores e atletas na busca da melhor performance em competições de alto rendimento, tanto para profissionais como para adolescentes, ajudando-os a enfrentar o estresse e o comportamento agressivo.

A agressividade é uma preocupação importante para quem estar envolvido nos esportes, e o psicólogo do esporte estar apto a auxiliar a comissão técnica e identificar as variáveis psicológicas que interferem no rendimento esportivo dos atletas, propondo estratégias para superá-las, a fim de atingir o melhor desempenho.

ATLETA! É AGRESSIVO OU ESTÁ AGRESSIVO? - EIS A QUESTÃO!