O homem sempre sentiu necessidade de exercitar-se para atingir o equilíbrio completo entre a mente e o corpo e o esporte, que pode ser uma atividade de recreio ou competitiva é usado para alcançar este objetivo. Desde o início, o esporte teve como objetivo a conservação ou desenvolvimento de atributos físicos como a agilidade, conservação ou a força, pressupõe que são habilidades básicas para a esportiva. Nas culturas antigas como a egípcia e a chinesa já conheciam alguns esportes, mas competições como vimos hoje em dia estão sendo aperfeiçoadas desde a Grécia com os jogos olímpicos.
![]() |
Créditos: LivrEsportes |
Os esportes atléticos e ginásticos, com bola ou motorizados, há sempre possibilidade de que os atletas sofram alguma lesão que custaram caro para os clubes pela longa recuperação. As causas primárias em geral são físicas, pela excessiva carga de treinos e este desbalanceamento causa a fadiga física do corpo, portanto fatores psicológicos e sociais também colaboram para desenvolver lesões, pois durante a prática esportiva, o atleta tem diferentes respostas cognitivas pelo número excessivo de situações estressantes que podem desencadear sensações positivas ou negativas.
Os clubes ou atletas individuais, por cultura, procuram tratamento apenas quando acontece a lesão, não havendo a preocupação com a prevenção, que muitas das vezes o equilíbrio emocional é fator decisivo para prevenir muitas lesões.
Alterações fisiológicas por causa dessas sensações psicológicas acontecem com o atleta, como: