segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Goleiro: Um jogo psicológico

Créditos:LivrEsportes
O futebol é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro com seus assistentes que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições e o objetivo principal de uma partida de futebol, é o gol.
O goleiro é o único jogador que pode usar as mãos, pois as regras imposta para a sua posição é diferente das impostas para os outros dez jogadores e talvez tenha um dos papéis que mais exigem de um jogador de futebol. A sua função é impedir que a bola ultrapasse totalmente entre os postes de meta e por baixo do travessão, mas esta função também têm outros papeis bem menos amistosos, como:
  • Vítima
  • Perseguidor
  • Salvador
Mas, analisando com otimismo, estas características são de liderança, é difícil visualizar um lado bom nesses adjetivos, mas, o goleiro ocupando algum desses papeis, é preciso encarar com maturidade, pois em uma partida de futebol, quando o time perde, geralmente há apenas dois prováveis culpados, o árbitro ou o goleiro.Algumas observações deve ser feita por um goleiro antes e durante de uma partida de futebol, como:
  • Analisar cada jogador da equipe adversária, que não é uma tarefa fácil e o mesmo precisará que ajuda de um profissional
  • Escolha uma cor para seu uniforme que demonstre a sua personalidade, pois isso estabelecerá sua personalidade diante dos adversários
  • Treine o tempo de reação
  • Melhore a cada dia a sua distância vertical, braços fortes são importantes, mas as pernas são imprescindíveis
  • Limite o ângulo de chute de seus adversários
  • Mesmo que pareça impossível apanhar uma bola, tente sempre
  • Jogue com personalidade, seja rigoroso consigo mesmo
Ser goleiro não é fácil, pois precisa muito talento e enquanto todos os jogadores  torcem para que a bola venha para o seu lado, ele torce para que a mesma fique distante dele. Nas partidas ficam atrás, quando tem um gol do seu time, é do lado oposto, é um solitário comemorador, ou seja, um sofredor.

 


O trabalho para melhorar a visão periférica do goleiro é essencial para desenvolver qualidades e informações no momento de tomar a melhor decisão para onde orientar o seu corpo, não por aptidão, mas por consciência e com menos esforço.
As características psicológicas predominantes relacionadas ao desempenho de goleiros, são:
  • Autoconfiança, que envolve o gerenciamento de diferentes aspectos da ansiedade cognitiva,
  • Concentração, que implica na gestão de atenção durante o jogo
  • Ansiedade competitiva, antes e durante o jogo
  • E, finalmente, a avaliação do desempenho, como fator psicológico que afeta a sua identificação e mensuração de suas ações
Os goleiros de um time de futebol são pessoas muitos especiais, com características próprias, que muitas vezes são injustiçados por apenas um erro, depois de ter feitos uma temporada magnífica, neste momento que o psicólogo do esporte tem um papel fundamental, tanto para o goleiro, como também para a equipe, pois um bom goleiro deve ser analisado por um conjunto de partidas, e não por erros pontuais, como vimos comumente acontecer.
Do ponto de vista tático, o goleiro é de grande importância, por estar de frente para o jogo e ter o privilégio da visão ampla do jogo, tendo a responsabilidade de organizar a defesa de sua equipe, sendo essencial o bom entrosamento com seus colegas de campo e também com seu técnico, pois poderá sugerir possíveis acertos táticos.
A área de meta não limita a atuação do goleiro, visto que a sua presença deve impor respeito e confiança a seus companheiros. A condição técnica é de suma importância, mas a preparação mental estar no topo da pirâmide desportiva e deve ser orientada por um profissional da psicologia do esporte.
HERÓI E VILÃO!