segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A arbitragem é o foco no Paulistão 2013


O campeonato paulista 2013 começa hoje, dia 19 de janeiro, com vinte equipes na divisão A1 que buscam o título de uma das melhores competições do futebol da elite nacional.
Os árbitros e árbitros assistentes que participarão do Paulistão 2013 passaram por uma semana de treinamento com preparação física, tática e psicológica que foi encerrada na última quinta-feira, 17. A pré-temporada, ou seja, o Programa de Treinamento Intensivo Integrado buscou a melhor preparação dos quadros de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

A rotina diária dos árbitros e seus assistentes começava sendo realizado um trabalho físico e tático, após o almoço os grupos de árbitros apresentavam os trabalhos e finalizando o dia, era realizadas palestra com possíveis situações dentro do campo de jogo, como destacou o diretor da Escola de Árbitros da FPF, Nilson de Souza Monção.

O jogo nº 01 será entre São Paulo x Mirassol e contará com a arbitragem de Raphael Claus, um árbitro experiente que foi eleito o melhor do campeonato paulista em 2012, no qual treina constantemente para manter a forma física e evitar erros que o prejudiquem.
Segundo o árbitro Marcelo Rogério, foi trabalhado assiduamente a parte física, técnica e disciplinar, como também o uso do Árbitro Assistente Adicional (AAA), convencionando a uniformização de sinais e falas.

“Tivemos palestras com psicólogos, médicos e acompanhamento nutricional.”, destacou Marcelo Rogério.
O ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba teve participação na pré-temporada por ser um dos únicos comentaristas a se interessar como seria o trabalho do Árbitro Assistente Adicional (AAA).

O Programa de Treinamento Intensivo Integrado aconteceu em um hotel na capital paulista por um período de uma semana com 39 árbitros e 41 árbitros assistentes focados no campeonato paulista 2013 para ter aproximação de critérios.
O presidente da Comissão de Arbitragem, coronel Marcos Marinho projeta um bom desempenho dos árbitros no estadual, e nós, da estaremos acompanhando o trabalho das equipes de arbitragem que é exemplo para todo o país.