segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estratégias Nutricionais para Aumento da Massa Muscular


Otimização no ganho de massa muscular para atletas e desportistas



Além de um treinamendo apropriado, a alimentação é extremamente importante para quem visa melhorar o rendimento e obter um aumento de massa muscular. Porém, vale ressaltar que existem muitas informações incorretas e sem base científicas que podem confundir os esportistas. O ideal é sempre buscar um profissional habilitado na área de Nutrição Esportiva para montar um plano alimentar individual de acordo com suas necessidades.
Vamos pontuar algumas dicas que vão auxiliar o ganho de massa muscular:

Comer de 3 em 3 horas
Fazer uma refeição a cada 3 horas auxilia o aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal. Isso porque ao se alimentar de 3 em 3 horas você regula a insulina, horminio super importante no processo de construção muscular e que mantem o corpo com uma boa carga energética aumentando sua disposição tanto para atividades rotineiras como para os treinos. Além disso evita ter ataques de fome e de comer “besteiras”.
Manter-se hidratado
Para obter aumento de massa muscular necessitamos estar bem hidratados. Além de se hidratar o dia todo (ingerindo cera de 100/200 ml de agua por hora), lembre-se de se hidratar principalmente durantes os treinos, ingerindo cerca de 200 ml a cada 20 minutos de atividade física.
Prestar atenção nas refeições pré e pós treino
Pré treino: A nutrição deve garantir um fornecimento adequado de energia para a realização do treino
Pós treino: A nutrição deve proporcionar o fornecimento adequado de nutrientes para que haja um bom processo recuperativo e a otimização da sintese proteica.
Manter uma ingestão proteíca adequada
Deve-se garantir uma boa ingestão proteíca em todas as refeições e não apenas no momento do pós treino.
Utilização de suplementos somente quando necessário e com recomendação de um Nutricionista
Os suplementos alimentares podem muitas vezes auxiliar na obtenção de resultados porem eles só devem ser utilizados quando por meio da dieta não for possivel atingir suas necessidades. A alimentação deve estar em sintonia com o treinamento e o suplemento servir como um complemento quando necessário.
Consumir alimentos fonte de fibras, sais minerais e vitaminas
É necessario uma ingestão adequada desses micronutrientes, para que o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas não seja prejudicado. Já as fibras, quando presentes na dieta (entre 20 e 30 gramas ao dia), exercem vários beneficios sendo importanters para a manutenção de uma boa saúde.