sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Envolvimento e Comprometimento - O Porco e a Galinha

Por Mauro Viana


Um porco e uma galinha passeavam pela fazenda, quando o fazendeiro chegou propôs-lhes um desafio:
– Vocês serão responsáveis por preparar o meu pequeno-almoço diferente todos os dias da semana durante as próximas duas semanas. No caso de falharem, por falta de um menu variado num desses dias, o pequeno-almoço será preparado por mim próprio, sem opção, prepararei bacon com ovos para começar o dia.
Ficaram ambos muito MOTIVADOS, o porco e a galinha, a cumprir a tarefa de preparar um menu diferente todos os dias.
Tudo correu bem nos dois primeiros dias, o porco sempre de maneira muito pró-ativa começava o dia pensando no menu para o dia seguinte, separava os ingredientes, planeava as tarefas necessárias, controlava o tempo necessário, inovava na forma de preparação, sempre com o objetivo de cumprir a metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas que lhe eram atribuídas.
Com os passar dos dias as receitas foram ficando cada vez mais complexas e o porco gastava a maior parte do seu tempo preparando o menu do dia seguinte, deixando de ter tempo para atribuir as tarefas a galinha que por sua vez passava o tempo livre bicando o chão e procurando minhocas.

Com isso o porco cada vez tinha menos tempo disponível, e se via obrigado a trabalhar ainda mais para cumprir as metas estabelecidas pelo fazendeiro. Até que um dia, antes do prazo de duas semanas terminar, o porco não conseguiu preparar o café da manhã diferente, principalmente devido a sua exaustão e cansaço acumulado, e falhou.
O fazendeiro não ao ver que não tinha sido cumprido o objetivo traçado, foi preparar o seu pequeno-almoço, dando indicações aos seus criados:
 – Matem o porco para fazer bacon e tragam ovos da galinha!
Esta fábula é excelente para nos lembrar a diferença entre estar ENVOLVIDO e estar COMPROMETIDO.
Envolver-se é participar de uma ação, causa ou situação parcialmente, estar em parte ou não atuar de forma concreta na situação, estar apenas superficialmente participando de alguma ação. Já comprometer-se é assumir uma alta responsabilidade, se sujeitar, se empenhar, dar a sua palavra e doar-se pela causa ou projeto.
Esta fábula nos fala do envolvimento e comprometimento em todas as áreas da vida, por exemplo:
– No trabalho.
– Na família.
– Na Sociedade.
– …
Vamos exemplificar no trabalho:
Os ENVOLVIDOS executam a sua função e reclamam se lhes pedem outras tarefas. Os COMPROMETIDOS, por seu lado, fazem tudo o que está ao seu alcance para que os objetivos sejam atingidos, encarando novas tarefas como oportunidades de aprendizagem.
No processo produtivo, a galinha está apenas envolvida, já o porco...
Você quer colaboradores PORCOS ou GALINHAS?
Até a prôxima.