segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Liderança nos esportes

Em muitos clubes e equipes esportivas é comum a mudança de um técnico de uma equipe e com os mesmos atletas começa a ter resultados melhores. Qual a motivação estes atletas tiveram com a mudança do técnico para proporcionar vitórias. Qual perfil tem este técnico? Ele é um líder?
Como podemos detectar um líder ou tentar transformar pessoas comuns em verdadeiros lideres?

O processo de conduzir pessoas com a geração de bons resultados é o que se chama de liderança e nem todos os chefes de equipes são lideres, por que o líder é saber lidar com pessoas de diferentes personalidades, culturas, religiões, ou seja, com diferenças no grupo e não querer torná-lo iguais.
Primeiramente, para o profissional de psicologia de o esporte poder trabalhar a liderança do grupo, é preciso conhecer os estilos de liderança, pois as relações humanas estar diretamente relacionada ao comportamento de pessoas.

Quanto ao estilo, a liderança pode ser:

  • Liderança autocrática
  • Liderança democrática
  • Liderança liberal
  • Liderança paternalista

No esporte, é comum se ver todos estes estilos de liderança, mais em algumas modalidades é preciso ter o estilo adequado pra poder vencer.
  
Os autoritários estão focados apenas nas tarefas, e as suaa decisões são as ideias, pois o liderado, atleta, jamais poderá opinar em suas técnicas para a execução das tarefas, este tipo é bem comum nos esportes coletivos, mas estar perdendo força, pois a liderança participativa estar a cada dia evoluindo e as diretrizes estão sempre sendo debatidas, para saber os erros e acertos, tento um feedback entre técnico e atletas. Neste caso o próprio grupo esboça as providências para atingir o resultado solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher, este tipo é visto mais nos esportes individuais.
Os liberais é muito raro nos esportes, pois não há resultados nos com a liberdade dada por profissionais desse estilo, e também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los e o paternalismo também não dar muito certo, pois o lider e coloca no meio do problemas pessoas dos atletas e tira o foco das competiçoes, poertanto não é o modelo adequado para atletas profissionaisl, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente.
Liderança é uma relação de interação que o líder possui características marcantes de personalidade com uma determinada situação que o qualificam para a função. É mais importante para ol lider saber ouvir doque saber falar, mas importantes do que palavras são os procedimentos.

O lider espoertivo deve ter as seguintes características:
  • Estabelecer junto ao grupo objetivos e metas concretas
  • Motivar os atletas para alcançar todos objetivos e metas
  • Construir um ambiente social favorável
  • Ter apóio de um profissional da psicologia do esporte e do exercício físico 
  • Saber se comunicar com o grupo
O atleta também apresenta muitas competências associadas à liderança e algumas competências naturais de grandes líderes esportivos que podem ser utilizadas no ambiente de competição e de treino, como:

Capacidade de assumir responsabilidades
Atuar nas suas fragilidades para gerar diferencial competitivo
Poder de superação
Fazer além do que lhe é atribuído
Fazer uso da informação para identificar concorrentes e definir estratégias
Encantar e mobilizar emoções nas pessoas 

DESPERTE A LIDERANÇA EM VOCÊ!