sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Auto-hipnose no esporte

Créditos: LivrEsportes
 A hipnose é um estado parecido com aquele que se sonha acordado. Quando estamos nesse estado de sono mental, a mente se torna quieta e passiva. No Brasil ainda há um pré-conceito sobre a hipnose propriamente dita e muito mais para a prática esportiva, pois ainda há uma associação com as atividades circenses.

Nosso cérebro funciona através de ondas que podem ser medidas em ciclos por segundos (Hertz). Estes ciclos foram observados por Hans Berger em 1929, onde uma pessoa que estava com os olhos fechados, seu cérebro gerava ondas regulares de 8 a 12 Hertz.

Estas ondas se dividem em quatro estágios, que são:

 Ondas Delta – Nessa faixa de freqüência, o cérebro está em um total estado de inconsciência que oscila de 0 a 4 Hertz.

 Ondas Teta – Nesse estágio, o cérebro começa a ter atividade cerebral subconsciente com ondas na faixa de freqüência de 4 a 7 Hertz, podendo eventualmente sofrer hipnose, onde provavelmente as experiências psíquicas ocorrem.

 Ondas Alfa – Variando de 7 a 14 Hertz, é a faixa do subconsciente e quase todas as hipnoses acontecem aqui.

 Ondas Beta – Quando nosso cérebro ultrapassam os 14 Hertz, é quando começa o raciocínio cerebral ficando a maior parte na faixa dos 20 Hertz. Não se sabe o que aconteceria com as atividades cerebrais quando as ondas ultrapassarem 60 Hertz.

Quando estamos na faixa do raciocínio, ondas beta, a mente não é obediente, a mente só é obediente quando estiver na faixa do subconsciente, respondendo apenas ao que é dito, onde a hipnose poderá ocorrer. Para que haja a auto-hipnose o atleta tem que treinar muito, não apenas o físico, mas o fator emocional e mental deverá ser muito bem treinado, com técnicas de relaxamento e concentração.

Então a hipnose poderá ser muito útil nos esportes, melhorando significativamente o rendimento físico e psicológico, sendo muito usada nos países desenvolvidos, principalmente na Rússia, onde este método já é usado há mais de 100 anos, ajudando em momentos difíceis bem como na manutenção de um atleta de alta performance.

Algumas indicações da aplicação da hipnose no Esporte:

 Melhorar a sua atenção
 Desempenhar melhor uma tarefa específica, como um saque no tênis
 Confiança para atletas que se recuperam de lesão
 Controlar emoções negativas
 E outras que dependerá do atleta e de sua atividade

No Brasil a hipnose esportiva ainda está começando a dar seus primeiros passos, ainda em fase de estudos e testes em equipe menores, pois ainda há o pré-conceito pelos dirigentes e técnicos. Poucos sabem que a mente no estado de hipnose estabelece uma ligação direta com a ação desejada pelo atleta, por falta de conhecimento há uma resistência ou uma descrença por parte dessas pessoas ligadas diretamente ao atleta.

Como a base da pirâmide de um atleta estar o fator emocional, ou seja, a mente estar diretamente ligada ao alto desempenho em uma competição ou nos treinos, melhorando tanto a lado psíquico como o físico, principalmente em competições de alta pressão das torcidas, gerando uma crise psicológica aguda. A hipnose em atletas cria novas formas de pensar positivo e com muito treino, tanto físico como mental, a vitória é certa.

VAMOS TREINAR!