sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Objetivos, Metas e Feedback

Créditos: LivrEsportes
A constante evolução das modalidades esportivas que a cada dia estar em busca de recordes, técnicas e táticas inovadoras, não nos permite apenas refletir sobre fatos. Os protagonistas dos espetáculos esportivos estão buscando sempre novos objetivos, como fazer uma maratona em menos tempo, realizar jogadas espetaculares, escalar uma montanha sem oxigênio adicional e muitos outros mais desafiadores.
O esporte tanto coletivo quanto individual é composto não apenas por atletas, mas por uma equipe com um único objetivo que é vencer, ou seja, subir no lugar mais alto do pódio. Mas para a conquista desse objetivo, ainda há um longo caminho a ser percorrido constituído de várias metas específicas. O estabelecimento de metas na maioria das vezes é concentrado no atleta, portanto as metas devem ser implantadas e realizadas por toda equipe, do técnico ao roupeiro.
As metas podem e devem ser focalizadas em:
  • Resultados
  • Desempenho
  • Processo
Fatores psicológicos como confiança e ansiedade, são comportamentos influenciados indiretamente por estas metas, no qual se chama de visão de processo de pensamento indireto. Em comparação, a visão mecanicista direta influencia o desempenho em uma entre quatro formas diretas.
  • As metas dirigem a atenção a elementos importantes da habilidade a ser realizada.
  • As metas mobilizam esforço
  • As metas prolongam a persistência
  • As metas favorecem o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem
Alguns atletas perseguem e alcançam suas metas, já outros não conseguem o objetivo final. Como sugestão, poderá ser estabelecido o sistema de metas de força dos 4W, empregando os quatros componentes do programa.
  • Força do desejo (wish power)
  • Força da necessidade (want power)
  • Força do método (way power)
  • Força de vontade (Will power)
O atleta conseguindo identificar as metas de seu sonho, estabelecendo-as de longo e curto prazo, uma em sequência da outra até alcançar o seu sonho, desenvolvendo múltiplos caminhos e planos realistas, irá encontrar a determinação, comprometimento e disciplina para treinar conscientemente na direção do objetivo principal.
O profissional que trabalha com a parte emocional de uma equipe esportiva deverá fornecer o feedback para todos os membros afim de alcançar as metas especificas e em conseqüência o objetivo tão peculiar que o atleta busca. Este reforço poderá ser positivo ou negativo, então é muito importante o cuidado que se deve ter com abordagens reforçadoras, que podem ser:
  • Reforçadores sociais
  • Reforçadores materiais
  • Reforçadores de atividade
  • Saídas especiais
  • Entre outros
A motivação poderá ser intrínseca ou extrínseca, a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos do atleta, enquanto a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição influenciando diretamente o comportamento do atleta e de toda equipe.
MOTIVE-SE!