sexta-feira, 12 de março de 2010

F-1 abre temporada e promete ser equilibrada

Por Mauro Viana
A temporada 2010 da Fórmula 1 que começa neste final de semana com o GP do Bahrein promete ser uma das mais equilibradas de todos os tempos. Com várias mudanças significativas no regulamento e um grid cheio de estrelas, entre elas quatro campeões mundiais, a competição deve ser uma das mais imprevisíveis dos 61 anos da principal categoria do automobilismo mundial.
As mudanças no regulamento representam o principal fator de equilíbrio. Onde a maior mudança, e que certamente causou grande impacto no planejamento de todas as escuderias, foi a proibição do reabastecimento, algo que altera completamente a estrutura dos carros, que agora terão tanques maiores, pulando de aproximadamente 80 litros de capacidade para 250.
Estreantes viram pivor de polêmica e geram temor, a maior é sobre a entrada das novas equipes deverá permanecer por todo o ano. E divide opiniões. A Ferrari já fez até um "editorial" em seu site criticando os times sem recursos -defende que os grandes tenham três carros no grid.
Mais dois brasileiros entram no circo, Bruno Senna fará sua estreia pela Hispania, primeira equipe espanhola a participar da F-1 e Lucas di Grassi correrá pela Virgin, uma das novas equipes que chegam à categoria nesta temporada e ainda contamos com os veteranos Rubes Barrichelo e Felipq Massa. Este ano promete muito, acompanhe todas as corridas aqui no blog Esporte é Saúde.
O calendário terá 19 corridas, duas a mais que na temporada passada. A pista do Canadá retorna ao circo, enquanto o circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, receberá seu primeiro Grande Prêmio. Junto com o de 2005, o calendário de 2010 será o mais longo da história da categoria.

Sobre o Autor:

Mauro Viana é editor do Blog Esporte é Saúde. É árbitro de Futebol de Campo e Society, estudante de Gestão Desportiva e Psicologia do Esporte. Estudou Física na UFRN de 2000 à 2005, sendo professor dessa disciplina há 10 anos.