quarta-feira, 9 de julho de 2014

Gestão e Gerenciamento de Crises no Futebol

Seleção Brasileira mostra dificuldade e se entrega ao bem organizado time alemão 

Será que podemos comparar a seleção brasileira de futebol ou outra equipe qualquer com a gestão de uma empresa? A resposta não é nem que podemos, e sim devemos, por que encontramos muitos procedimentos idênticos, mas também, muitas diferenças entre ambas. Uma equipe de futebol quanto uma empresa precisa de recursos humanos para atingir suas metas e consequentemente seus objetivos, e para isso não podemos fugir do trabalho em equipe para alcançar estes resultados.
David Luiz de desculpa aos torcedores

Em uma equipe de futebol, claro que há o craque, mas este não joga sozinho e depende da equipe em sua volta pra realizar suas jogadas como também em uma empresa há o colaborador que se destaca dos demais e também necessitará de apoio para mostrar o seu trabalho. Podemos passar um longo tempo mencionando as semelhanças que uma equipe de futebol tem com uma empresa. O concreto é que nas duas deve haver uma sinergia para atingir os resultados esperados.
A gestão no futebol não deve ser olhada apenas com emoção, por que a inteligência e frieza nas decisões darão os resultados esperados e se devem implantar técnicas de gestão, avaliação e ferramentas que são criadas para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.
Uma equipe/empresa deve ter claro sua missão e visão, e estratégias para alcança-las. Com estratégia uma equipe atinge seus objetivos, antecipa seus problemas e diminui o risco de insucesso. Mas quando o objetivo não é alcançado, entra em CRISE. É neste momento que a gestão irá "falar mais alto", por que agora é preciso que seus lideres determinem um conjunto de opções, diretrizes e valores, isso a curto, médio e longo prazo.
Esta liderança não é apenas do técnico do time, que é responsável por treinar os jogadores e mantê-los preparados e motivados para desempenhar bem seu papel no campo. Mas o gestor da equipe deve garantir que os colaboradores trabalhem em harmonia e sejam capacitados para que tenham a atitude e as competências técnicas e comportamentais necessárias para exercer a função.
E gerenciar uma crise é algo que depende de todos, mas principalmente do gestor, que tomará as decisões necessárias para minimizar as causas que ocasionou a disrupção e implantará métodos visando a redução dos prejuízos, seja materiais ou emocionais para a equipe. Estes métodos irá possuir alta criticidade internas e externas ao time, mas deve ser implementada com urgência, para o problema não se agravar mais.
Para que uma crise seja bem administrada, é necessária a existência prévia de um planejamento bem elaborado e factível, com diversas etapas, desde o levantamento dos riscos até a implantação e manutenção. Todas as etapas devem ter sinergia e a manutenção é de extrema importância para o sucesso do time.
Gerenciar os riscos deve ser implantados antes de um eventual evento negativo, pois se vir a acontecer, saberemos qual diretriz seguir para minimizar suas causas, já que a reputação de um time de futebol ficará em risco após uma crise não esperada, mas se medidas forem tomadas antes e depois do evento negativo o risco será minimizado.
Como se pode ver, os riscos do insucesso existem e devem ser trabalhados com seriedade e maturidade da gestão, para que se possa chegar ao sucesso esperado.