terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O PAULISTÃO DAS ESTRELAS!

No dia 16 de janeiro começa o paulistão 2010, com alguns vovôs" de futebol, mas eles não são apenas quarentões, são também pentacampeões de 2002, a copa mundial realizada na Coréia do Sul e no Japão, são eles: Ronaldo, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Marcos, Edmílson e Juninho Paulista, isto mesmo, o aposentado Juninho Paulista, que atuará pelo ituano, no qual este time já prepara também o "penta" Roque Júnior, que será o sétimo a atuar no Paulistão 2010.
Diante desta constelação, podemos nos perguntar se quando a bola rolar o entrosamento e a camaradagem entre estes jogadores ainda é o mesmo ou se todos são estrelas cadentes, solitárias. Pois apenas Rogério Ceni, capitão do São Paulo, que está sozinho. Ronaldo e Roberto Carlos (Corinthians), Marcos e Edmílson (Palmeiras) e Juninho Paulista e Roque Júnior (Ituano) reeditam as parcerias de 2002.
Quando a bola rolar, o convívio adquirido ficará para trás? Pois as "estrelas" podem ser benéficas ou maléficas, já que é sabido a divisão dos clubes: Corinthians e São Paulo priorizando a Libertadores e outros buscando esquecer os resultados de 2009, já que seus resultados não convenceram nem seus dirigentes. Temos como exemplo nosso presidente alviverde, que como presidente é um excelente economista.
Devemos lembrar também que o futebol paulista não tem apenas os "grandes", CORINTHIANS, PALMEIRAS, SÃO PAULO e SANTOS, que todos os times tem organização e competência suficiente para conseguir o título de 2010, e que todos deverão ter o emocional priorizado tanto quanto os treinos táticos e técnicos, só assim serão vencedores dentro e fora de campo.
Diagnóstico dos "favoritos"
Comumente, mas erroneamente em começo de campeonato sempre os favoritos são os "grandes": Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, que estes poderão mudar de acordo com o transcorrer do campeonato.
O Corinthians, com 26 títulos e com a contratação de Roberto Carlos e sem uma perda expressiva, deve estar encabeçando esta lista, portanto como não estar visando o campeonato paulista e sim a libertadores, é uma incógnita, já o São Paulo, que também jogará a libertadores, permanece com o time base e com reforços, como principal o Marcelinho Paraíba, que teve uma excelente temporada passada. O Palmeiras que decepcionou a todos contratou Edinho, portanto perdeu Vágner Love, permanecendo quase inalterado só podemos destacar que o Muricy teve oportunidade de treinar na pré-temporada e com novo presidente, o Santos vem como vice-campeão de 2009 e com o reforço de Giovanni mas com a perda de Kleber Pereira deverá ser surpresa se for campeão pois Dorival Jr. acabou de chegar para montar um time às pressas, então ficaremos de olho para ver os acontecimentos.