terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A importância das metas no treinamento esportivo

Por Mauro Viana
Você quer se tornar um corredor de ponta da noite para o dia? Pretende diminuir seu tempo naquela maratona preferida? Então prepare-se para um planejamento detalhado de objetivos. Caso contrário, é melhor esquecer. O processo não é assim tão simples e rápido. Exige motivação, treino, persistência, evolução e acompanhamento periódico de um plano de metas previamente estabelecido também pelos profissionais que te acompanham.
Muitos costumam definir uma meta como um objetivo, um padrão, um alvo de alguma ação, ou um nível de desempenho ou capacidade de realização física. Estas metas podem ser subjetivas – entendidas como declarações de intenção (p. ex. "Quero atuar bem" ou "Quero diminuir meu tempo de corrida") ou objetivas – aquelas que focalizam em atingir um padrão específico de competência em uma determinada tarefa, geralmente dentro de um tempo previamente analisado e traçado (p. ex. "Quero correr dez quilômetros e uma hora).
O estabelecimento de metas é uma técnica extremamente poderosa para melhorar o desempenho e deve ser implementada correta e adequadamente por todos os responsáveis pelo monitoramento da evolução do atleta.
Fato comum no esporte competitivo e de recreação, as metas de resultado costumam ser as protagonistas no treinamento esportivo. No entanto, a maioria dos atletas se esquece de que, para atingir um resultado desejado é necessário, antes de tudo, traçar metas de desempenho e de processo (ações que um atleta deve praticar durante sua performance para que tenha uma boa atuação ou execução de movimentos). Se um maratonista deseja diminuir o tempo de percurso de uma prova em dois minutos, será necessário um plano de metas de desempenho e processo para que o resultado atingido seja aquele pretendido. Quanto tempo de treino será preciso para atingir esta meta? O que será priorizado neste treinamento? Quais fatores relacionados ao treinamento esportivo deverão ser aprimorados para a conclusão da meta?As metas dirigem a atenção a elementos importantes da habilidade a ser realizada, mobilizam o esforço do realizador, prolongam a resistência e favorecem o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem. Inúmeros princípios básicos de estabelecimento de metas podem ser identificados a partir de pesquisas e práticas com atletas de diversas modalidades. A aplicação correta destes princípios oferece uma base forte para a criação de um programa adequado e efetivo de metas. Alguns pontos devem ser compreendidos e, em alguns casos, desenvolvidos dentro da disciplina do treinamento:

1. Estabeleça metas específicas
2. Estabeleça metas moderadamente difíceis, mas realistas.
3. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.
4. Estabeleça metas de processo e desempenho, bem como de resultado.
5. Estabeleça metas de treinos e competições.
6. Registre as metas.7. Desenvolva estratégias para atingir as metas.
8. Considere os traços de perfil psicológico dos atletas e/ou equipe.
9. Mantenha um compromisso firme com as metas.
10. O estabelecimento de metas não é uma ciência perfeita. Portanto, faça reavaliações periódicas das metas com seu técnico, preparador físico e psicólogo do esporte.
Vale ressaltar que as metas, quando atingidas, convidam a desafios maiores, tendo como referência o desempenho e a superação dos atletas e não apenas o atendimento às expectativas externas (pais, amigos e profissionais da Comissão Técnica). Afinal, a auto-realização é um dos pilares motivacionais mais importante nos degraus das necessidades humanas.